Home Atividades Actividades 2010/11 Plano Atividades 2010/11

Plano Atividades 2010/11

PROPOSTAS PARA O PLANO DE ACTIVIDADES

2010 / 2011

 

 

Em virtude da eleição da actual Direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação se ter realizado já no final do 1º Período, a Proposta de Actividades que ora apresentámos concerne apenas ao 2º e 3º Períodos do ano lectivo em curso no que respeita à sua implementação e início de desenvolvimento.

 

São pretensões da APESAF desenvolver ao longo do presente no lectivo variadas actividades, as quais, não obstante as suas especificidades, têm por objectivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na Escola e para o bem-estar e sucesso educativo dos alunos.

 

Deste modo, a APESAF pretende levar a efeito, com a colaboração dos demais intervenientes no processo educativo as actividades em seguida enumeradas que constituirão as suas linhas de orientação:

 

A) EM PARCERIA COM OS PAIS

1. Potenciar a participação activa e efectiva dos Pais e Encarregados de Educação na vida da Escola.

2. Implementar reuniões periódicas com Pais representantes de turmas.

3. Divulgar junto dos Pais e Encarregados de Educação os assuntos considerados de interesse relevante anteriormente tratados nas reuniões.

4. Promover campanhas de angariação de sócios e cobrança de quotas.

5. Fomentar a organização de actividades, que mobilizem os Pais e Encarregados de Educação para a interacção com a Escola.

6. Criar a página da Associação na Web, de modo a possibilitar uma melhor e mais rápida informação aos Pais e Encarregados de Educação.

7. Dar resposta às solicitações dos Pais e Encarregados de Educação dirigidas à APESAF via e-mail ou outras formas.

 

B) EM PARCERIA COM A ESCOLA

1. Participar activamente nas reuniões do Conselho Geral da Escola, do Conselho Pedagógico, com a Direcção, Directores de Turma e demais entidades educativas representadas e em exercício na escola.

2. Colaborar com a Direcção e restantes órgãos na resolução de situações anómalas ou agilizar processos de funcionamento.

3. Participar nas várias actividades desenvolvidas na Escola ao longo do ano escolar e para as quais seja solicitada a colaboração da Associação.

4. Contribuir para a efectiva concretização de um ambiente escolar seguro, disciplinado, optimista e potenciador do sucesso escolar dos alunos/educandos.

 

C) EM PARCERIA COM OS ALUNOS

1.Colaborar com a Associação de Estudantes e com os Delegados de Turma em projectos de interesse comum.

2. Apoiar e participar em actividades desenvolvidas pelos Alunos quando solicitado.

 

D) EM PARCERIA COM OUTRAS ENTIDADES

1. Reunir e colaborar com outras organizações com papel relevante no contexto escolar, nomeadamente, entre outras, Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Confap e Fecap.

 

A INTEGRAR O PLANO DE ACTIVIDADES DA ESCOLA

Com vista à integração no Plano de Actividades da Escola, a Direcção da APESAF propõe a actividade intitulada

“ SOU VOLUNTÁRIO”

Esta actividade que será desenvolvida ao longo do mandato da actual Direcção, não se esgotando, por conseguinte, no período lectivo vigente, pretende sensibilizar os alunos e demais comunidade escolar para a prática do Voluntariado, como exercício da Cidadania.

Assim, a APESAF, no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado pretende levar a efeito a actividade mencionada, divulgando e incentivando a participação de todos, mas essencialmente dos alunos, nos vários projectos de voluntariado existentes no concelho de Barcelos, sem deixar de mencionar e relevar também a existência de outros de cariz nacional e até internacional.

Para tal, a APESAF promoverá ao longo do 2º e 3º período, em datas a indicar, Palestras e Sessões de sensibilização em parceria com os organismos sociais que já exercem o Voluntariado, realçando para além do aspecto teórico a vertente pratica, com Exposições de cartazes alusivos ao Voluntariado, de  modo a que  o testemunho real  constitua um estimulo e inicio de uma verdadeira sociedade mais solidária.

 

Visitantes

Temos 2 visitantes em linha